1 – Fumaça preta no escape do meu caminhão pode ser problema no módulo?
Sim, numa linguagem “menos técnica”, a fumaça preta ocorre quando a mistura do diesel e do ar está fora do padrão, com maior concentração de diesel. Neste caso, o módulo está alterado enviando uma informação incorreta de dosagem da mistura. É necessário que se faça o diagnóstico preciso, com equipamentos de diagnose adequados ao modelo de seu veículo para a solução do problema de forma ágil e segura.
2 – Fumaça branca no escape do meu caminhão pode ser problema no módulo?
Sim, numa linguagem “menos técnica” a fumaça branca também ocorre quando a mistura do diesel e ar está fora do padrão, com dosagem de diesel abaixo do ideal. Nesta situação, o módulo, como no caso do excesso de fumaça preta, também está desregulado enviando a informação incorreta de dosagem da mistura. É necessário que se faça o diagnóstico preciso, com equipamentos de diagnose adequados ao modelo de seu veículo para a solução do problema de forma ágil e segura.
3 – Quais os defeitos mais comuns em módulos de veículos diesel?
- Veículo ou motor “não pega” (dificuldade de partida)
- Falhas no funcionamento
- Emissão de fumaça preta
- Emissão de fumaça branca
Por meio de equipamentos de diagnose apropriados para cada tipo de veículo ou motor a diesel, é possível saber as causas com mais precisão, diminuindo o tempo do veículo ou motor parados para manutenção.
4 – Onde consigo consultar a tabela de aplicações de módulos eletrônicos para cada modelo de veículo?
Temos publicações em nossas redes sociais onde divulgamos estas tabelas para auxiliar na identificação do módulo aplicado em seu veículo evitando assim enganos na hora da compra e, caso queira, entre em contato conosco que enviamos para você. Estamos sempre à disposição pelos nossos canais de comunicação.
5 – O que significa potência do motor reduzida?
Significa que alguma falha sistêmica foi gerada e o módulo está atuando reduzindo a potência, no intuito de evitar que um dano maior ocorra no motor.
Essa falha pode ser diagnosticada por meio de equipamentos de teste e diagnose confiáveis e técnicos treinados pelos fabricantes para uma análise precisa e correção do defeito.
6 – O que pode ocasionar fumaça preta no escape do meu caminhão?
Relacionamos abaixo os possíveis e “mais comuns” causadores dessa fumaça preta no escape do seu veículo:
- Sistema de Injeção Desregulado (Exemplo: Bomba Injetora com dosagem excessiva de diesel)
- Turboalimentador danificado
- Sistema de Intercooler danificado ou com vazamentos de ar
- Filtro de Ar obstruído
- Falha no Sensor do Turbo
- Entre outros…
Em casos como estes, o diagnóstico com equipamentos adequados é essencial para a redução do tempo do veículo/motor parados para manutenção.
7 – O que pode ocasionar fumaça branca no escape do meu caminhão?
Relacionamos abaixo os possíveis e “mais comuns” causadores dessa fumaça branca no escape do seu veículo:
- Sistema de Injeção Desregulado (Ex. Bicos injetores danificados, sincronismo da bomba injetora…)
- Baixa Alimentação no sistema de injeção
- Turboalimentador desbalanceado com excesso de folga
- Entre outros…
Em casos como estes, o diagnóstico com equipamentos adequados é essencial para a redução do tempo do veículo/motor parados para manutenção.
8 – O que pode causar entrada de ar em motores Diesel?
A entrada de ar ocorre mais comumente nas vedações do sistema de alimentação como arruelas e conexões, no encanamento que liga o tanque ao sistema de injeção, na boia do tanque ou “pescador”, quando danificados e em bombas de transferência de combustível com defeito.
Seja na Cidade, na Estrada, no Agronegócio e em Maquinários Diesel em geral, onde quer que estejam, conte com especialistas treinados e com equipamentos modernos para garantia de reparos mais rápidos e precisos.
9 – Qual a diferença entre UI, UP e Common Rail?
UI – Unit Injector – é o conjunto formado pelo elemento e o injetor em um só componente (unidade injetora), distribuídas uma em cada cilindro do motor.
UP – Unit Pump – nesse caso, a bomba unitária é separada do injetor, porém, ambas conectadas por tubos de ligação. Essa bomba unitária é acionada pelo eixo de comando do motor, comprimindo o combustível. A unidade de comando aciona eletronicamente a válvula eletromagnética, que libera a passagem de combustível sob alta pressão para o bico injetor.
Common Rail – Sistema de Alta Pressão – é um dos sistemas mais avançados tecnologicamente na categoria de injeção eletrônica diesel. É composto por injetores eletrônicos, bomba de alta pressão, tubo rail e módulo de comando, todos com funções específicas trabalhando em conjunto.
10 – Qual a função da bomba injetora no motor a diesel?
A Bomba Injetora, numa linguagem menos técnica, tem como função, “enviar” a dosagem correta de combustível para que os Bicos Injetores atuem, pulverizando o diesel dentro da “câmara” de combustão dos cilindros fazendo com que o motor entre em funcionamento para gerar a força necessária para o bom desempenho do veículo ou qualquer aplicação de motor diesel.
11 – Quais os tipos de bomba injetora?
As bombas injetoras aplicadas nos sistemas de injeção diesel podem ser:
- Bomba Injetora em Linha – se caracteriza por possuir elementos que levam o diesel aos injetores. Possui esse nome pelo fato destes elementos estarem dispostos em linha reta, um ao lado do outro.
- Bomba Injetora Rotativa – possui esse nome pelo fato de que as saídas que levam o diesel em alta pressão até os injetores serem dispostas em círculo com funcionamento mais rápido e dimensões inferiores em relação as da bomba injetora em linha.
12 – Para que serve o Arla do caminhão?
O Arla 32 tem como principal função reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Ele atua reduzindo a emissão de óxido de nitrogênio produzido no escape de motores a diesel.
13 – O que acontece se acabar o Arla do caminhão?
Caso isso ocorra, é aconselhável que se faça o abastecimento em no máximo 48hs para que o seu veículo não venha a perder potência.
14 – O que pode ser quando o caminhão perde a força e acende a luz do Arla?
As causas mais prováveis são: Falta do líquido ou produto com má qualidade, abaixo dos padrões determinados
15 – Meu caminhão parou de consumir Arla, o que pode ser?
Temos as seguintes situações prováveis: Sensores danifcados fazendo leitura errada, Bico de Injeção da Válvula do Arla entupido, bomba do Arla danificada e sistema elétrico do Arla com defeito.
Por meio de análise técnica capacitada com equipamentos de diagnóstico adequados é possível verificar a causa precisa e correção da falha.
16 – O que é Denoxtronic?
É um sistema de pós-tratamento dos gases poluentes que são emitidos por veículos e motores com injeção diesel. Por meio de capacitação técnica específica e bancada de teste própria para este sistema, é possível fazer os testes e reparos necessários nos componentes da unidade dosadora do sistema Denox.